Pequenas usinas instaladas em residências e comércios tiveram crescimento de 80% na geração no primeiro semestre de 2022
A geração solar distribuída já responde por 4,3% de todo o consumo dos clientes das distribuidoras de energia, mostra dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). No primeiro semestre deste ano, usinas instaladas em residências e comércios produziram 1.828 MW médios, um crescimento de 80% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Em capacidade instalada, a tecnologia conta com 11.9 GW no País, potência superior a hidrelétrica de Belo Monte. O presidente do conselho de administração da CCEE, Rui Altieri, avalia como bastante promissor o cenário para os próximos anos.
“De um lado temos a demanda crescente da sociedade por mais sustentabilidade e do outro um apetite grande dos investidores, tornando esse mercado ainda mais atrativo. A geração solar certamente será um componente importante para alcançarmos a complementariedade das fontes”, destacou Altieri.
Conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a capacidade instalada da fonte solar fotovoltaica, incluindo a geração distribuída e empreendimentos de grande porte (geração centralizada) superaram recentemente os 17 GW no Brasil.
Fonte: Portal Solar.

